terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESPINAFRE:FONTE DE VITAMINAS




Receitas com Espinafre


Popeye, o marinheiro, contribuiu muito para a popularização do espinafre, mas ela se deve também ao delicioso gosto dessa verdura verde-escura, rica em ferro. Salada de espinafre crua é excelente fornecedora de fibra, mas quando em suco essa verdura oferece todas as suas propriedades alimentícias.

O espinafre é uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro ( importante para a formação de sangue); Cálcio e Fósforo (que participam da formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue);e as vitaminas: A (boa para os olhos, pulmões e garganta), a B (dá energia e fortalece o crescimento) e C (resistência a infecções).

Tem além disso, mais proteínas do que outras hortaliças de folhas. É uma verdura indispensável, ingerida crua, para limpar e regenerar o trato intestinal. Estimula os movimentos peristálticos dos intestinos, o que promove seu funcionamento regular, principalmente quando combinada com suco de maçã. Ativa, também, o fígado, as glândulas linfáticas e a circulação do sangue.

Abaixo receitas deliciosas.



1 .Torta Alpina:

Ingredientes:

3 colheres de sopa de farinha de trigo;

2 tomates picados sem pele;

3 colheres de sopa de óleo;

1 dente de alho picadinho;

1 maço de espinafre;

3 ovos separados;

1 xícara de aveia;

½ xícara de leite;

1 cebola picada;

sal a gosto.



Preparo:

Lave e corte o espinafre bem miúdo. Misture todos os ingredientes e, por último, as claras batidas em neve. Asse em fôrma untada (forno moderado) até ficar consistente.


2. Croquetes de espinafre


Ingredientes:

2 xícaras de espinafre cozido;

½ xícara de farinha de pão;

½ colherinha de sal;

2 ovos cozidos;

2 ovos crus.


Preparo:

Esmague os ovos cozidos e misture com o espinafre picado. Bata os ovos crus, junte sal e adicione à mistura, mexendo bem. Passe os croquetes numa assadeira untada. Leve ao forno e asse até que os croquetes fiquem dourados. Sirva com o molho de sua preferência.



3. Talharim verde caseiro:


Ingredientes:

Para a massa:

500gr de farinha de trigo;

300 g de espinafre;

5 ovos.


Para o molho:

100g de queijo parmesão ralado;

3 colheres de sopa de óleo;

2 folhas de manjericão;

1 cebola pequena.

Preparo:

Massa: Escolha e lave bem o espinafre e cozinhe numa panela sem água. Escorra e aperte num guardanapo para que seque bem. Bata com a faca. ponha a farinha sobre a mesa, faça um buraco no centro e quebre ali os ovos. junte o espinafre e amasse. trabalhe bem e abra a massa com o rolo, não muito fina. Deixe secar bem e dobre a massa sobre a mesa polvilhada com farinha.

Molho: Pique a cebola, refogue no óleo com ½ xícara de manteiga até dourar. Junte os tomates sem pele, o manjericão e o sal. Deixa refogar em fogo forte e diminua a chama. Quinze minutos depois, passe o molho na peneira. ponha para ferver uma panela de água e sal. Cozinhe a massa por 5 minutos. Escorra o talharim, coloque numa travessa funda, regue com o molho e polvilhe com o parmesão ralado.


4. Salada italiana:Ingredientes:

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;

200g de espinafre (mais ou menos ½ maço);

azeite e cebolinha verde;

endro (aneto ou dill);

pimenta-do-reino;

1 pé de alface;

suco de limão;

sal a gosto.


Preparo:

Lave e corte miúdo a alface e o espinafre cru, bem tenro. Tempere com o suco de limão, a pimenta-do-reino, o sal e azeite á vontade. Junte á salada um pouco de cebolinha verde picada e endro, terminado por salpicar o queijo parmesão ralado.


5. Sopa de talo de espinafre:


Ingredientes:

3 batatas médias cortadas em cubinhos;

talos de um maço de espinafre ;

1 cenoura cortada em rodelas ;

1 litro de caldo de carne ;

sal a gosto.

Preparo:

Lave e pique os talos de espinafre em pedacinhos. Bata-os no liquidificador com 1 xícara (chá) de água. Depois de bem batidos, coloque-os em uma panela, adicione o sal, as batatas, a cenoura picada e coloque o caldo de carne. Quando as batatas e a cenoura estiverem cozidas, retire do fogo. Se quiser uma sopa cremosa, bata tudo em liquidificador antes de servir.


6. Panquecas de Espinafre
Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

1 maço de espinafre limpo;

1 colher (chá) de sal;

2 ovos batidos.

Preparo:

Cozinhe o espinafre. Depois de cozido e bem picado, misture todos os ingredientes. Frite em frigideira bem untada, usando ¼ de xícara (chá) de massa para cada panqueca, virando para que doure dos dois lados.


7. Espinafre refogado verdinho


Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga;

1 colher (chá) de sal;

1 maço de espinafre;

cebola.

Preparo:

Retirar as folhas dos talos do espinafre, lavar muito bem. Refogar com a manteiga, a cebola e o sal. Cozinhar, com pouca água, em panela bem tampada, para conservar a cor verde. Servir quente.


FONTE:http://www.lyndha.com/receitas/espinafre.htm

1 comentários:

Má Rosa disse...

amei seu blog e estou te seguindo venha seguir-me tbm bjssssssss

 




©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios